![]() |
| IGREJA DE ALPIARÇA |
Eu gostava de ver a minha terra melhorar, por exemplo: um jardim com mais flores, as casas com faixadas mais limpas, principalmente na rua José Relvas mais comércio, tenho saudades da Rua Principal onde havia uma serie de estabelecimentos.
É certo que há muita coisa que não existia tais como a barragem, biblioteca, estatuas,pelourinhos etc.
Temos também um bom Agrupamento de Escolas José Relvas. O Museu José Relvas ,a Biblioteca, a Igreja de Santo Eustáquio, a Barragem dos Patudos o Clube Desportivo os Águias o Quartel dos Bombeiros a sociedade Filarmónica 1º Dezembro.
Sobre a minha terra tenho recordações que parece que já foram á cem anos,
A Soc. Filarmónica teve sempre muita actividade junto da população, em tempos mais antigos com bailes teatros e outros eventos e nos tempos de hoje ainda continua, não esquecendo a sua maravilhosa Banda Filarmónica.
O Clube Desportivo o Águias com as suas modalidades desportivas principalmente com o ciclismo conseguindo levar
Alpiarça a todo o país. No Águias ainda hoje se pratica desporto:
Ginastica, karaté, futebol etc.
Lembro com alguma saudade as festas da vindima onde havia um cortejo de oferendas e depois á noite um programa de variedades onde as pessoas da terra tinham possibilidade de ver os bons artistas que vinham da Capital.
Os cortejos carnavalescos, em que Alpiarça se enchia de forasteiros e todos se devertiam.
O Patacão o Mouchão onde as pessoas iam fazer os piqueniques e tomar banho no Tejo. Dava gosto ouvir as gargalhadas de uns grupos para os outros. Gargalhadas essas que passaram completamente de moda .
Os tempos agora são outros, mas recordar é viver.
